Seguidores

Compreenda Porque Todos Nós Deveríamos fazer Terapia

 

Vamos falar de Terapia e para isso quero te trazer alguns tópicos:

Você já se perguntou o que é terapia?

Saúde Alternativa X Saúde integrativa, no que diferenciam?

Qual a diferença de Terapia alternativa, de terapia holística, de terapia integrativa?

União do Terapeuta aos Tratamentos convencionais de saúde

Por que fazer terapia?

Para quem a Terapia pode ser indicada? Sinais?


Você já se perguntou o que é Terapia?

Vamos primeiramente entender o significado da palavra onde terapia provém do grego therapeia, do verbo therapeúo, que significa “prestar cuidados, tratar”. O termo foi usado na medicina por Hipócrates e Galeno, que se referiram à terapia médica e cirúrgica para designar os cuidados com os enfermos visando a obter a cura das doenças. Do grego, a palavra passou para o latim e então, para as demais línguas com o sentido abrangente de qualquer meio ou procedimento usado no tratamento de enfermidades, desarmonias e bloqueios, dando origem a farmacoterapia, fisioterapia, hidroterapia, radioterapia, psicoterapia, terapias alternativas, terapias complementares, terapias integrativas e terapias holísticas.

Terapêutica é uma tradução do grego therapeutiké, que não é o mesmo que therapeía e, sim, a arte, a ciência de escolher as terapias adequadas às diversas enfermidades e desarmonias.

Também devemos considerar Terapia como popularmente chamamos a psicoterapia psico (mente) + terapia (curar). A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas entre um cliente e terapeuta com a intenção de diminuir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa visando trazer a solução através do equilíbrio.

Atualmente Terapia, é definida como um conjunto de técnicas, abordagens ou procedimentos que são empregados para prevenir, manter e reestabelecer a saúde e o bem-estar, como também para tratamentos das doenças. 

 

Por que fazer terapia?

Fazer terapia é como praticar exercícios físicos ou alimentar-se de forma adequada para alcançar o bem-estar físico. O objetivo da Terapia é buscar auxílio para recuperar ou preservar a saúde dos pensamentos, isto é, o bem-estar emocional.

Muitas pessoas fazem terapia durante vários anos ou até mesmo ao longo da vida. Isso não significa que a pessoa tem um problema grave. Ela pode escolher o acompanhamento terapêutico simplesmente para aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia e aumentar a sua qualidade de vida, seu equilíbrio físico emocional ou familiar e profissional, visando o bem estar completo, isto é, liberdade, leveza e realização nas áreas da vida.

E por sabermos que a vida está em constante movimento, ela traz desafios diários, onde ter um apoio profissional encurtará tempo, que nem preciso dizer que é um bem precioso.

A procura por apoio Terapêutico ainda no início do problema aumenta as chances de encontrar uma solução e evitar sofrimentos derivados da causa inicial. Além disso, a falta de apoio profissional agrava a situação e torna a recuperação mais lenta e difícil.

Em outras palavras, pessoas que vão ao terapeuta logo quando se sentem angustiadas, desmotivadas ou tristes tendem a notar os efeitos do tratamento mais rapidamente, enquanto aquelas que estão sozinhas prolongam o sofrimento e dificultam a solução. Por isso, a recomendação é jamais adiar a procura de um Terapeuta, diante de qualquer indício de que há algo errado com você. E se não for ele que irá resolver aquilo? O Bom Terapeuta saberá o que é dentro da sua área e o que deve indicar outro profissional.

Existem casos extremos que exigem ajuda especializada com urgência, pois quando os pensamentos são negligenciados, a saúde do corpo físico pode ser afetada. E ainda temos casos extremos que o Bom Terapeuta, irá indicar acompanhamento médico ou de terapia convencional visando cuidar da vida.


Para quem a Terapia pode ser indicada? Sinais?


Perguntar isso é como perguntar quem precisa de um médico?

Qualquer pessoa que queira prevenir ou curar doenças.

Para Terapia a resposta será semelhante:

Quem precisa de Terapia?

Qualquer pessoa que queira prevenir ou cuidar de algum desafio na vida como sobrecarga de trabalho, cansaço excessivo, estrese, insatisfação com peso, com as emoções ou com situações do seu dia a dia que tirem sua leveza ou liberdade de viver feliz, entre milhares de outras dificuldades que as vezes a pessoa nem sabe a quem perguntar ou recorrer para fazer uma avaliação.

Alguns dos sinais de que é preciso fazer terapia são emoções intensas, ansiedade, tristeza intensa e frequente, medo que impede a tomada de decisões, sensações de rejeição, abandono, exclusão ou humilhação recorrentes, uso recorrente de substâncias para aliviar algum sentimento negativo; variações de humor frequentes, repetição de situações desafiadores e você pensa porque aquilo está acontecendo com você e talvez acontecendo de novo; diminuição da sua motivação e dos seus resultados no trabalho – aquele parecer que você faz e faz e os resultados não aparecem; suas relações estão ruins, parece que todos estão se afastando ou ficando muito ocupados e o diálogo em casa não é mais o mesmo ou nem existe mais, sem contar nas relações de casais onde a libido já foi embora e o casal está por um fio; entre outras situações.

Caso você tenha alguma situação que está te incomodando me envie uma mensagem para conversarmos e te responderei qual profissional pode te ajudar e se for da minha área como eu posso te ajudar. Me chama que quero ser contribuição em sua vida e te ver melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo para uma vida feliz e realizada está no espelho

Conexões que Transformam - Explorando a Importância da Conexão Intrapessoal, Interpessoal e Espiritual na sua Vida?